47339490 576522139458336 247289871712911360 oA diretora de cultura de Umbuzeiro, Ana Marcia, e a coordenadora de turismo, Tatiane Vieira, participaram no município de Areia, Brejo paraibano, da 14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural do Brasil.

O evento teve o objetivo de promover a competitividade entre os pequenos negócios que atuam no turismo rural. Realizada pelo Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Areia, o evento teve sua programação iniciados na quarta-feira (28) até a sexta-feira (30).

Esta edição da feira teve como tema o “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”, que foi abordado também durante o Seminário de Turismo Rural, um dos destaques da programação neste ano.

O seminário contou com diversas palestras, que foram realizadas no auditório do prédio central do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, que fica em Areia, durante os três dias de RuralTur.

Outro ponto alto da programação foi a palestra de Milagros Ochoa de Koepke, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, vinculado ao Ministério do Comércio Exterior do Turismo.

Ainda, durante o seminário, foram apresentadas as experiências de turismo rural em outros estados, como a rota do café no Ceará e o agroturismo nas Montanhas Capixabas (ES), e experiências locais, a exemplo do turismo rural no assentamento Tambaba, localizado no município do Conde.

O evento, que foi idealizado pelo Sebrae Paraíba em 2005 e hoje é referência dentro do Sistema Sebrae, já foi sediado nas cidades de Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE) e Gravatá (PE).