16602834 158315941338233 8046577441923817525 nDesenvolver a política de forma planejada, participativa, Intersetorial e Sustentável; Realizar processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para infância e adolescência; Qualificar as políticas de atendimento à primeira infância; Fortalecer a atuação do Conselho Municipal de Direitos, dos Conselhos Tutelares, Setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; Ampliar mecanismos de transparência e controle social.

Esses foram os compromissos assinados por Nivaldo Araújo (Prefeito de Umbuzeiro) pelo Programa Prefeito Amigo da Criança que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) mobiliza e apóia tecnicamente prefeitos e prefeitas de todo o país para que qualifiquem as políticas públicas em favor de crianças e adolescentes durante seu mandato. Para isso, o Programa estimula o fortalecimento das organizações que atuam com nosso público-alvo, incentiva a participação social, a transparência e a articulação das iniciativas promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, por meio do diálogo constante entre diversas instâncias e do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.

O Programa oferece subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão, são avaliados os resultados obtidos pelos municípios, por meio de uma avaliação técnica e política, concedendo aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.

Prefeitura Municipal de Umbuzeiro 
"Uma Nova História"